Criadores de bovinos e bubalinos de São Paulo terão até sábado (24) para declarar a vacinação contra a febre aftosa em seu rebanho, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). Em nota, a CDA diz que a declaração deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico, no sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave). A campanha de vacinação contra a doença, que terminou no dia 17 no Estado, estabeleceu que bovinos e bubalinos de todas as idades deveriam receber o imunizante.
Segundo a CDA, o produtor poderá acessar também a declaração na internet, sendo necessário preencher e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima.
Além dos bovídeos que foram vacinados é preciso declarar todos os animais de outras espécies existentes na propriedade, tais como equídeos (equinos, asininos e muares), suídeos (suínos, javalis e javaporcos), ovinos, caprinos e aves (granjas de aves domésticas, criatórios de avestruzes).