O consumo per capita de carne suína no Brasil atingiu 19,35 kg neste ano, considerando dados até o terceiro trimestre, forte alta em relação aos 18,21 kg em 2021, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) na semana passada.
O aumento no consumo ocorreu apesar de um ano considerado desafiador para o segmento de carne suína, que enfrentou alta nos custos.
A ABCS disse que o consumo per capita de 19,3 kg está em linha com sua estimativa divulgada em meados do ano, quando previu aquecimento nas demandas de exportação e doméstica de carne suína no segundo semestre.
A entidade calcula o consumo per capita com base na disponibilidade interna de carne suína, sem considerar eventual quantidade de produto estocado. O cálculo leva em consideração dados da produção de toneladas de carcaças, publicados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), descontando as exportações in natura divulgadas pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (sem considerar os industrializados e miúdos) e dividindo pela população média do ano (IBGE).
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também espera aumento no consumo de carne suína no Brasil em 2022, como consequência do aumento da competitividade desta proteína em relação à carne bovina, conforme divulgou em julho deste ano.
(CarneTec)