As exportações brasileiras de carne de frango acumulam alta de 6% nos sete primeiros meses do ano e as de carne suína caíram 8,9%, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na quinta-feira (04).
O Brasil exportou 2,83 milhões de toneladas de carne de frango de janeiro a julho deste ano, resultando em uma receita de US$ 5,62 bilhões, 33,3% acima do registrado no mesmo período do ano passado.
Os embarques de carne de frango em julho tiveram queda de 4,5%, a 405,3 mil toneladas, com receita 20,7% maior, a US$ 892 milhões no mês.
A queda no volume reflete principalmente a redução de 40,5% na quantidade das compras da China, que importou 37,5 mil toneladas de carne de frango brasileira em julho.
O principal importador da proteína em julho foram os Emirados Árabes Unidos, com 37,8 mil toneladas, alta de 11% na comparação anual. Na terceira posição, ficou a Arábia Saudita, com 37,2 mil toneladas, alta de 52,7% ante julho do ano passado.
Carne suína
As exportações brasileiras de carne suína somaram 606,5 mil toneladas nos primeiros sete meses de 2022, uma redução ante as 665,4 mil toneladas no mesmo período do ano passado.
A receita com os embarques somou US$ 1,34 bilhão, queda de 16,2% na comparação anual.
Apenas em julho, as exportações de carne suína somaram 96,3 mil toneladas, 6,2% a menos que o exportado em igual mês do ano passado. O faturamento com os embarques foi de US$ 222,4 milhões, 9,7% inferior que em julho de 2021.
A China, principal compradora da proteína brasileira, importou 38,4 mil toneladas em julho, 24,4% a menos que no mesmo mês do ano passado. Outros principais compradores foram Filipinas (8,2 mil toneladas, +238,2%), Tailândia (5 mil toneladas, +2.149,7%) e Uruguai (4,1 mil toneladas, +7,8%).
“Há um novo patamar nas vendas de carne suína para a China, em torno de 40 mil toneladas, o que deve se manter nos próximos meses e acima dos volumes praticados no primeiro semestre deste ano”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luís Rua.
“Ao mesmo tempo, vemos que outros mercados ganharam protagonismo em 2022, como Filipinas, EUA, Tailândia e Japão. Para estes países, temos destinado produtos de valor agregado mais elevado, o que manteve as exportações acima de 90 mil toneladas mensais desde março, dando um indicativo de tendência até o fim de 2022.”
(CarneTec)