Uma equipe de inspetores embarcou no primeiro navio de transporte de grãos a deixar os portos ucranianos em tempos de guerra nesta quarta-feira, antes de a embarcação seguir para seu destino final no Líbano sob um acordo mediado pela ONU que visa aliviar uma crise alimentar global.
O navio Razoni partiu do porto ucraniano de Odessa, no Mar Negro, na segunda-feira, carregando 26.527 toneladas de para Trípoli, no Líbano. Ele ancorou na entrada do Bósforo na noite de terça-feira.
A viagem foi possível depois que Ancara e as Nações Unidas intermediaram um acordo de exportação de grãos e fertilizantes entre Moscou e Kiev no mês passado –um raro avanço diplomático em uma prolongada guerra de atrito.
Dois barcos transportando pessoal de inspeção deixaram um pequeno porto de pesca em Rumeli Feneri, em Istambul, em direção ao navio.
A inspeção por russos, ucranianos, turcos e funcionários da ONU que trabalham em um Centro de Coordenação Conjunta (JCC) nas proximidades de Istambul deve ser concluída nesta quarta-feira. Não ficou claro quando o navio partiria para completar a viagem.
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que mais movimentos de saída da Ucrânia estavam sendo planejados na quarta-feira, acrescentando que cerca de 27 navios estão cobertos pelo acordo de exportação.
(Reuters)