A Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) liberou as importações de carnes suína e de aves de frigoríficos da Tailândia, Canadá, Holanda e Espanha e suspendeu as compras de uma unidade argentina por tempo indeterminado, conforme comunicado publicado no site oficial nesta sexta-feira. Os chineses informaram que tanto as interrupções dos negócios quanto as liberações entraram em vigor a partir de hoje (22).

Segundo a nota, estão restauradas as negociações de carne de aves de cinco de empresas registradas na Tailândia sob números de identificação EST49, EST160, EST129, EST319 e EST165. As exportações de suínos das empresas canadenses 270A, 147C e 147 e da holandesa NL-028-EG também retomarão as exportações. Os produtos suínos desossados e com ossos congelados do frigorífico 10.10709/Z da Espanha fabricados a partir de hoje estão liberados para serem exportados para a China, bem como as vendas da espanhola 10.07986/B. Em compensação, a Gacc suspendeu a aceitação de declarações de importação de produtos de carne bovina de um frigorífico da Argentina sob registro 2075.

O país asiático vem realizando essas suspensões de compras de frigoríficos de vários países desde 2020. A justificativa seria o maior controle sanitário, em virtude da pandemia da covid-19. A entidade não explicou o motivo para a suspensão no caso deste anúncio. A Gacc não realizava novos anúncios de liberações ou restrições de compras de carne desde o dia 17 de junho.

(BroadcastAgro)