O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve as previsões de área plantada e produção de soja em Mato Grosso na safra 2022/23. A expectativa de plantio ficou estável em 11,81 milhões de hectares, número que representa aumento de 2,92% ante a safra 2021/22. “O otimismo e o maior investimento em área semeada para a próxima safra seguem firmes até o momento, segundo os relatos dos informantes, devido à permanência dos altos patamares de preços da oleaginosa e à demanda aquecida”, disse o Imea, em boletim.
No que tange à produtividade, o Imea destacou que as projeções ficam limitadas num primeiro momento, visto que alguns pontos que podem afetar o decorrer da safra ainda estão em aberto, como condições climáticas, ocorrência de pragas e doenças, incertezas sobre investimentos em tecnologia para a próxima temporada – por causa do alto custo de produção – e indefinição quanto à oferta de insumos no mercado mundial.
Em compensação, segundo o Imea, dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) indicam que alguns municípios produtores do Estado poderão contar com precipitações acima da média em setembro, com intensificação das chuvas em todo Estado em outubro.
A previsão de produtividade foi mantida em 58,58 sacas/hectare, o que significa recuo de 1,26% em relação à safra 2021/22. Com a manutenção dos números de área e rendimento, a produção de soja 2022/23 de Mato Grosso continuou estimada em 41,51 milhões de toneladas, aumento de 1,62% ante a safra 2021/22.