O plantio de soja da safra 2021/22 na Argentina alcançou 86,8% da área total estimada, de 16,5 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. A superfície prevista é a menor dos últimos 15 anos. A semeadura da oleaginosa avançou 5,3 pontos porcentuais na semana. Na comparação anual, há atraso de 6,7 pontos porcentuais.
Segundo a bolsa, a falta de umidade do solo dificulta o avanço das plantadeiras nos extremos norte e sul da área agrícola. “Enquanto no extremo norte a janela de plantio vai até o fim deste mês, o sul de Buenos Aires e La Pampa dependem de chuvas nos próximos dez dias para cumprir os planos de semeadura”, disse a bolsa.
A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente diminuiu de 56% para 48% na semana. Há um ano, essa parcela era de 23%. A bolsa disse que 39% da safra tinha condição normal, ante 36% na semana anterior e outros 13% apresentavam condição regular/ruim contra 8% da semana anterior.
Quanto ao milho, a semeadura atingiu 77,3% da área total prevista, de 7,3 milhões de hectares. Na semana, o avanço foi de 6,6 pontos porcentuais, totalizando mais de 5,6 milhões de hectares semeados. Segundo a bolsa, os trabalhos na semana se concentraram no oeste e no norte da área agrícola.
A bolsa informou que 40% da safra de milho apresentava condição boa ou excelente, em comparação a 58% na semana anterior e 12% há um ano. A parcela em condição normal passou de 34% para 39%. Já a parcela em condição regular/ruim aumentou de 8% para 21% no período.
(AE)