Em 2010 o governo brasileiro estava vivendo seu auge. Ninguém era mais popular do que Lula, os cofres estavam cheios e o povo ouriçado com a economia crescia 7.2%, a primeira vez em mais de 100 anos que o PIB crescia mais que a inflação!!

Lula apontou quem seria sua sucessora, ignorando todos os quadros políticos do PT, e apontando sua fiel escudeira para o cargo. O Brasil topou, afinal, era o Lula, pô!

Mais do que escolher quem mandaria no país pelos próximos anos, Lula estava escolhendo quem seriam seus fiéis aliados.

Na PREVI, o fundo de pensão do Banco do Brasil que controla R$ 140 bilhões em ativos, Lula colocou um grande amigo, Sergio Rosa. Com as bençãos de Lula, Rosa fez estripulias no mercado. Estatizou 1/3 das ferrovias do país, fundiu as 2 maiores empresas de celulose e criou a maior companhia de alimentos processados do mundo, a BRF.

Ao mesmo tempo, Lula deu o aval para que Mantega aprofundasse a política de campeões nacionais. Escolheu Eike Batista para tocar o projeto que colocaria o governo no controle da Vale, e a Oi para ser a maior companhia telefônica do mundo.

Hoje, Eike e a Oi estão quebrados. Não sobrou nada exceto o tal “sonho grande” do Lula. O BNDES elevou a dívida do país em quase R$ 800 bilhões em valores atualizados, sem que isso gerasse 0,01% sequer de aumento na taxa de investimento.

Por que eu digo isso? Porque Lula também ajudou a escolher uma outra família Batista, dona da JBS.

Com Lula, os Batista, liderados por Wesley, compraram DEZENAS de empresas e se tornaram os maiores produtores de carnes do planeta. Dominam hoje o mercado nos EUA, na Austrália, no Brasil e em outras dezenas de países.

Esta semana a PF bateu na porta da J&F, e mandou parar a brincadeira. Graças a um juiz federal, os Batista deverão ser excluídos do controle da J&F, apesar de manterem o patrimônio. A decisão derrubou as ações da empresa.

Ficamos assim no saldo das 4 maiores empresas beneficiadas pelo BNDES sob Lula:

Oi – Quebrou.
EBX – Quebrou
Odebrecht – Esta vendendo ativos e o presidente ainda esta preso.
J&F- Na corda bamba, alvo da PF

O sonho do capitalismo de compadrio brasileiro não durou 5 anos, mas a conta vai levar ao menos 2 décadas pra você pagar.

Não se esqueça disso na próxima vez que você resolver idolatrar um político. Se der certo, ele lucra, se der errado ele lucra e você toma o prejuízo.

 

Por Felippe Hermes
https://www.facebook.com/felipe.hermes.9