Com desinteresse dos dois lados, abate de bovinos em Mato Grosso recua 27% em relação a agosto/21
O Indea-MT divulgou os dados de animais abatidos no estado mato-grossense em setembro/21, e a expectativa da Agrifatto de que teríamos um dos piores níveis de abate dos últimos anos se confirmou. Foram 327,64 mil cabeças encaminhadas a linha de abate no mês passado, 27,09% a menos que em agosto/21 e o pior resultado para um mês de setembro desde 2005.
Com a ausência chinesa na hora de realizar novas compras de proteína bovina, os frigoríficos reduziram o volume e a velocidade para adquirir novos lotes, e até mesmo suspendeu compras e abates que teriam a concretização após o dia 04/09. Após isso, ofereceu preços bem abaixo dos que eram vistos até então, provocando a resistência dos pecuaristas em negociar a valores menores. Diante disto, o total de bovinos abatidos registrou um dos piores resultados dos últimos anos.
A principal categoria que puxou a queda no abate foram os machos, que demonstraram um recuo de 27,91% em relação a agosto/21, com um total de 215,29 mil animais. Tal movimento é tão atípico que a participação de fêmeas cresceu 0,75 p.p. em um momento em que normalmente recua de 2 a 5 p.p. no comparativo mensal.
Agrifatto