Um período quente e seco na Europa ocidental esta semana deve permitir que os produtores de trigo recuperem parte da colheita, mas as fortes chuvas de verão já prejudicaram a produtividade e a qualidade da safra, disseram analistas e traders.
A consultoria francesa Strategie Grains cortou nesta quinta-feira a sua previsão mensal da safra de trigo soft da União Europeia, que poderia contribuir para uma perspectiva de “explosiva” oferta mundial.
Na França, os produtores das planícies do norte devem acelerar a colheita esta semana antes das chuvas retornarem na segunda-feira.
“Há alguns produtores que farão sua terceira rodada de colheita desde julho”, disse um trader francês. “Todos esperamos que seja concluída, mas pode ser difícil antes da próxima chuva”.
A Strategie Grains reduziu sua estimativa da safra francesa para 37 milhões de toneladas, aproximando da atual estimativa do Ministério de Agricultura, de 36,7 milhões de toneladas.
A produção francesa ainda é vista bem acima da fraca safra do ano passado, de cerca de 29 milhões de toneladas, porém a qualidade dos grãos surgiu como mais um retrocesso neste ano.
O verão úmido levou a leituras fracas para pesos de teste, com os resultados variados para os números decrescentes de Hagberg, entre as principais medidas da adequação do trigo para moagem.
(Money Times)