O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) deste ano é estimado pelo Ministério da Agricultura em R$ 1,109 trilhão, 9,8% superior ao do ano passado. O cálculo, que leva em conta o desempenho do setor em julho, mostra que as lavouras representam R$ 757 bilhões, 12,8% acima de 2020, e a pecuária, 352 bilhões (+4%). “Apesar dos problemas climáticos deste ano, como a falta de chuvas e geadas, o VBP é um recorde histórico num período de 32 anos”, afirma em nota o coordenador de Avaliação de Políticas e Informação do Ministério da Agricultura, a José Garcia Gasques.

Conforme a pasta, o milho teve sua perda de produção compensada pelos preços do produto, que aumentaram 26,1% em valor real. Os produtos com maior crescimento do VBP foram arroz, com crescimento real de 4,7%; cana-de-açúcar 3,9%; milho 11,8%, soja 28,7%; trigo 41,8%; carne bovina 7,3%, e carne de frango 7,5%.

Ainda de acordo com a Agricultura, um grupo de produtos tem apresentado faturamento abaixo do obtido em 2020, caso do algodão, amendoim, banana, batata-inglesa, cacau, café, feijão, laranja, mandioca, tomate e uva. Na pecuária, de acordo com a pesquisa, foram relacionados com redução do VBP produtos, como suínos, ovos e leite. “Podemos associar esse desempenho negativo a preços mais baixos, ou quantidades menores, ou, ainda, à combinação desses dois fatores”, diz Gasques.

(AE)