As exportações de carne bovina de Mato Grosso, estado com o maior rebanho do Brasil, caíram 6,44% no primeiro semestre de 2021, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório.
O estado embarcou 206,01 mil toneladas (eq. c.) para o exterior, gerando US$ 749,76 milhões em faturamento.
“O que impulsionou este cenário e manteve as exportações em elevados patamares foram os envios à China, somada a Hong Kong, que, apesar do recuo nos últimos dois meses do ano, no acumulado semestral resultou em 128,64 mil toneladas importadas da proteína mato-grossense”, disse o Imea.
A China, incluindo Hong Kong, reduziu as compras de Mato Grosso em 0,76% no semestre. Mas o Imea disse que o volume exportado a esses destinos ainda é considerado histórico para o período.
Mato Grosso foi responsável por 62,44% do total de carne bovina embarcada pelo Brasil à China e Hong Kong no primeiro semestre.
A queda nas exportações de Mato Grosso segue a tendência observada nos embarques de carne bovina do Brasil como um todo no primeiro semestre.
As exportações brasileiras de carne bovina caíram 3,2% no primeiro semestre, para 880 mil toneladas, segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), com forte redução nas compras por parte do Egito.
(CarneTec)