Os futuros de óleo de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) estão no maior nível desde 2008 e acumulam valorização de cerca de 70% em 2021, impulsionados pela demanda da indústria de biodiesel nos Estados Unidos. A alta torna o óleo de soja um dos ativos de melhor desempenho no ano, junto com outras commodities como milho e suínos.
A maior demanda pelo óleo vegetal se deve em parte aos esforços do governo do presidente Joe Biden para incentivar o uso de energia renovável e reduzir as emissões de carbono pela metade até 2030. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de biodiesel.
“O biocombustível, particularmente o diesel renovável, é o principal fator na demanda por óleos vegetais à medida que olhamos para o futuro”, disse Greg Morris, presidente da unidade de serviços agrícolas e oleaginosas da trading Archer Daniels Midland (ADM).
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) espera que o setor de biocombustíveis consuma 5,44 milhões de toneladas de óleo de soja no ano comercial 2021/22, ante cerca de 4,31 milhões de toneladas em 2020/21, de acordo com seu relatório mensal de oferta e demanda publicado em maio .
(AE)