A indústria processadora de carne bovina em Mato Grosso registrou uma alta de 5,2 pontos percentuais (p.p.) na taxa de utilização da capacidade de produção em abril, na comparação com março, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório nesta semana.
A utilização total das indústrias do estado subiu para 44,79% em abril, ante 39,6% em março.
Já na comparação com abril do ano passado, houve queda de 0,31% na taxa de utilização.
O aumento mensal na taxa de utilização da capacidade da indústria frigorífica de Mato Grosso em abril reflete um aumento de 2,68% no volume de bovinos abatidos no estado no mês passado.
Apesar do aumento total na taxa de utilização no estado, as regiões noroeste e norte de MT apresentaram recuo de suas capacidades em -10,70 p.p. e -0,50 p.p., respectivamente.
As demais regiões mato-grossenses registraram altas, com destaque para o médio-norte (17,00 p.p.), centro-sul (12,20 p.p.) e sudeste (6,70 p.p.).
“Vale ressaltar que foi observado um aumento nos indicadores de utilização real e em operação, os quais resultaram nas variações de +8,53 p.p. e +0,95 p.p., respectivamente, demonstrando uma melhora do desempenho dos frigoríficos do estado”, disse o Imea.
(CarneTec)