As exportações argentinas de grãos e derivados geraram receita recorde de US$ 3,03 bilhões em abril deste ano, alta de 99% ante igual mês do ano passado e de 9,3% sobre março. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Câmara da Indústria Oleaginosa da República Argentina (Ciara) e pelo Centro de Exportadores de Cereais (CEC), entidades que representam 48% das exportações totais argentinas.

Segundo as entidades, a receita mensal de abril foi a maior para o mês dos últimos sete anos. “O resultado foi influenciado de maneira crucial pela alta sustentada dos preços internacionais dos produtos como soja em grão, óleo de soja, além de milho, trigo e outros cereais”, disseram as entidades, em comunicado. Além disso, o desempenho é influenciado pelo avanço da colheita de grãos no país, que ocorre em “bom ritmo”.

Nos quatro primeiros meses do ano, a receita resultante das exportações desses produtos alcançou US$ 9,75 bilhões, montante 94% superior ao acumulado no primeiro quadrimestre de 2020. O principal produto exportado pelo setor é o farelo de soja, contribuindo com 14,2% do total comercializado para o exterior pelo país. (AE)