Com clima favorável no Rio Grande do Sul, a colheita de soja avançou nesta semana e atinge 80% da área, segundo a Emater. Das lavouras ainda colher, 18% estão em maturação e 2% em enchimento de grãos. Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, a colheita da soja chega a 95%. “O produto apresenta baixa umidade e alta incidência de grãos quebrados e verdes, devido à maturação desuniforme”, informou a empresa.

Da área semeada com milho, 82% foram retirados do campo. Na regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, com 85% da área de milho colhida, a produtividade média das lavouras está em 3.114 quilos por hectare. “Aumentaram os relatos sobre lavouras com problemas de enfezamento, em consequência do ataque de cigarrinhas, sendo observada entre as variedades grande diferença de comportamento em relação à doença”, disse a Emater. Na de Passo Fundo, a colheita chegou a 99% da áreas.

Quanto ao arroz, a colheita atinge 95% da área. Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as produtividades obtidas são consideradas boas, com lavouras superando 9 mil quilos por hectare em Alegrete.

A Emater informou também que a perspectiva para o trigo, ainda a ser semeado, é de aumento da área cultivada e nível tecnológico superior ao do ano passado. “Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, seguem os preparativos para a implantação da nova safra de trigo. Produtores dão prioridade à escolha e aquisição de insumos. Embora estejam com preços elevados, o custo total da produção da cultura para esta safra é inferior ao apurado na safra 2020, devido à valorização do produto no preço pago aos produtores.” (AE)