Atualmente, a indústria de carne bovina enfrenta vários desafios, incluindo preços elevados do gado, oferta restrita e acesso ao comércio da China.
Com o estoque de matrizes se recuperando dos níveis mais baixos em mais de 30 anos, há uma oportunidade única de avaliar e, em seguida, agir sobre o futuro da indústria de carne bovina australiana.
Atualmente, a indústria de carne bovina enfrenta vários desafios, incluindo preços elevados do gado, oferta restrita e acesso ao comércio da China. A posição da Austrália no mundo global da proteína deve ser levada em consideração ao reconstruir o rebanho.
O relatório do Rabobank gira em torno de questões como: A Austrália será um fornecedor de nicho de mercado de alta qualidade, um fornecedor de commodities (de carne magra) para o comércio global, um exportador de gado vivo ou um exportador de carne bovina com valor agregado para os mercados comerciais?
“Qualquer uma ou todas essas opções podem ser aplicáveis, mas escolher uma define um caminho para o futuro. As decisões tomadas este ano não são apenas sobre a possibilidade de reabastecimento a preços elevados, mas também sobre quais genética, atributos do sistema de produção, regime de alimentação, cadeias de abastecimento e clientes finais são necessários para construir uma base sustentável para os negócios daqui para frente ”, afirma. Angus Gidley-Baird, Analista Sênior de Proteínas Animais.
Alguns destaques deste relatório são:
– Alguns dos menores números de criação e abate nos últimos 35 anos denotam escassez de oferta, fornecendo forte suporte para os preços do gado.
– A forte demanda por gado bovino continuará reabastecendo os currais vazios, mas depende de os preços permanecerem mais altos para permitir que os currais tenham uma margem com os preços recorde atuais.
– Os mercados mundiais de carne bovina continuam bem equilibrados. Embora esperemos que 2021 crie um mercado mais positivo para a demanda por carne bovina com melhorias nas economias e nos serviços de alimentação, espera-se que os mercados globais de proteína aumentem pela primeira vez em três anos. Covid, ASF, frete e tensões comerciais continuam sendo riscos que podem perturbar os mercados.
– A baixa disponibilidade de gado reduzirá o número de exportações de animais vivos em 2021. Os altos custos do gado estão colocando os importadores indonésios à prova.
– Embora se espere que a oferta limitada de gado e as estações favoráveis ​​forneçam uma base sólida para os preços do gado, espera-se que eles diminuam até 2021, à medida que diminui parte da demanda urgente dos produtores.
– A reconstrução dos rebanhos e o repovoamento das propriedades estão em andamento, mas não é uma constante em todo o país. A baixa intenção de vender gado reprodutor sugere que os substitutos para a reprodução são a opção preferida, o que prolongará a reconstrução do rebanho. (El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint)