A arroba do boi gordo se valorizou, em Mato Grosso, mais de 60% no primeiro trimestre de 2021 em comparação com igual período do ano passado, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal.

Segundo o instituto, a cotação média da arroba em março no Estado foi de R$ 296,01, avanço de 1,97% ante fevereiro deste ano. No trimestre, em termos nominais, o avanço foi de 60%. “Isso porque, apesar do menor consumo de carne bovina na ponta da cadeia, a baixa disponibilidade de animais no Estado vem impulsionando esse cenário”, aponta o Imea.

“Além disso, mesmo com a menor oferta sendo justificada pelo atual momento do ciclo pecuário, com a disponibilidade de pasto, o produtor também tem optado por manter seus animais dentro da porteira até a realização de negócios mais atrativos”, continua o instituto, acrescentando que os custos de produção também estão em alta.

Além disso, as estimativas do mercado futuro também seguem em alta. O contrato maio de 2021 fechou na média de R$ 284,34 por arroba, valor 61,95% maior do que o de igual mês do ano passado no mercado físico. (AE)