Um ano se passou desde que as disposições comerciais de carne vermelha do Acordo Econômico e Comercial de Fase Um entre os EUA e a China entraram em vigor, expandindo o acesso para carne bovina e suína dos EUA no maior mercado de importação de carne vermelha do mundo.
Joel Haggard, vice-presidente sênior da Federação de Exportação de Carne dos EUA (USMEF) para a Ásia-Pacífico, explica que, embora as exportações de carne suína dos EUA para a China fossem grandes em 2020 com ou sem a Fase Um, o acordo ajudou a acalmar as tensões comerciais entre os dois países e simplificou o processo para plantas americanas que buscam aprovação para exportação para a China. Isso, disse ele, ajudou a indústria de suínos dos EUA a ganhar um acesso mais amplo e consistente à China em um momento em que a China enfrenta uma escassez significativa de carne suína devido à peste suína africana.
“Os EUA realmente desfrutaram de um excelente primeiro ano de comércio com a China na Fase Um, com o valor das exportações combinadas de carne bovina e suína subindo de pouco menos de US $ 1,4 bilhão em 2019 para US $ 2,5 bilhões no ano passado”, relatou Haggard.
No lado da carne bovina, Haggard observou que a Fase Um melhorou muito as perspectivas para as exportações dos EUA ao trazer as exigências de importação de carne bovina da China mais em linha com os padrões internacionais, especialmente na área de uso de hormônios sintéticos. Com a carne bovina de uma porcentagem muito maior do gado dos EUA agora elegível, os volumes de exportação estão aumentando rapidamente. Os EUA exportam algo em torno de 2.000 toneladas por semana para a China e, se esse ritmo continuar, Haggard espera que a China seja um dos cinco principais mercados para a carne bovina dos EUA em 2021.
Em 2020, as exportações de carne suína dos Estados Unidos e sua variedade para a China foram recorde, com quase 1 milhão de toneladas métricas, avaliadas em US $ 2,28 bilhões. As exportações de carne bovina dos EUA para a China foram de pouco menos de 43.000 toneladas métricas, também um novo recorde e mais de 300% em relação a 2019. O valor das exportações de carne bovina foi de $ 310,2 milhões, um aumento ano a ano de 260%.
“Portanto, a Fase Um geral foi benéfica para os produtores de carne bovina e suína dos EUA, sem dúvida”, disse Haggard. “Sim, houve alguns outros fatores envolvidos que levaram a um aumento dramático em nosso comércio de carne vermelha com a China no ano passado, mas certamente essa nova estrutura forneceu condições de acesso mais favoráveis ​​para que esse comércio acontecesse. (BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint)