A Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav-MT) renovou no fim de fevereiro o seguro avícola do estado, cobrindo 300 milhões de aves para corte e 10,5 milhões de aves de postura contra Influenza Aviária e Doença de Newcastle, segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
O seguro, de R$ 22 milhões para fundo indenizatório e R$ 2 milhões para fins de contenção de eventuais focos, foi assinado em conjunto com a ABPA e as seguradores Proposta e FairFax.
A Amav-MT é pioneira na contratação desse seguro no Brasil, que foi inicialmente contratado em outubro de 2019. Em 24 de fevereiro deste ano, ocorreu a cerimônia de renovação do seguro.
“É uma medida importante nas garantias sanitárias do Brasil, já que o seguro garante recursos para ações emergenciais em casos de eventuais ocorrências sanitárias, com recursos para ações imediatas de contingenciamento e indenização sobre eventuais perdas”, disse o diretor-presidente da Fundação APINCO de Ciências Avícolas (FACTA), Ariel Mendes, à CarneTec.
Na quarta-feira (10), a ABPA lançou uma campanha de prevenção contra a Influenza Aviária entre produtores avícolas, com ações em redes sociais incentivando o reforço aos cuidados sanitários nas granjas do país.
O Brasil nunca registrou um caso de Influenza Aviária.
A campanha da ABPA incentiva boas práticas de produção e de higiene, incluindo o controle da entrada de pessoas, higienização de calçados e roupas, desinfecção de veículos, entre outras. (CarneTec)