A indústria brasileira começou 2021 com alta. Dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em janeiro, a produção industrial do país registrou crescimento de 0,4% na comparação com dezembro de 2020.
Esta foi a 9ª taxa positiva seguida nesta base de comparação (mês contra mês imediatamente anterior). Todavia, em 12 meses o setor ainda acumula uma queda de 4,3%. Em relação a janeiro de 2020, a indústria avançou 2,0%.
O resultado vem depois da indústria registrar queda anual pelo segundo ano seguido. Diante dos efeitos da pandemia, o setor fechou 2020 com um tombo de 4,5%.
De acordo com o IBGE, com os nove seguidos de alta, a indústria acumulou crescimento de 42,3%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, que havia levado a produção ao nível mais baixo da série.
Embora tenha tido alta pelo 9º mês consecutivo, o ritmo da produção industrial brasileira vem desacelerando mês após mês. Janeiro teve a taxa positiva menos intensa deste período e, conforme enfatizou o IBGE, o crescimento foi menos disseminado entre as atividades. Das 26 investigadas, 14 ficaram no campo negativo.
“Chama atenção neste mês a quantidade de ramos que ficaram no campo negativo, que foram maioria, um comportamento que não foi observado nos meses anteriores dessa sequência de nove meses de crescimento”, apontou o gerente da pesquisa, André Macedo. (G1)