Importantes estados produtores de soja podem ter problemas com chuvas e excesso de água nestes dois próximos dias.O Piauí, por exemplo, que já sofre com o excesso de umidade pode registrar temporais na quinta-feira, assim como o Paraná, que já está com soja pronta para colher.
A quarta-feira tem previsão de chuvas nas áreas de soja do centro-leste do Paraná, praticamente toda Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados ocorrem ali próximo a Paranaguá, onde muitos caminhões já chegam com soja.
Na quinta-feira a meteorologia mostra que as chuvas devem se espalhar por todo o Paraná e ganhar intensidade. Os maiores acumulados são esperados na parte norte do estado. Em Santa Catarina chove em toda a parte centro-oeste do estado. No Rio Grande do Sul as chuvas se mantêm estacionadas sobre a parte norte.
A quarta-feira promete chuvas em toda a região Sudeste, mas tão manchadas que a maioria das áreas de soja pode não ver uma gota de água sequer. Somente o sul de São Paulo terá chuvas mais intensas.
Na quinta-feira a situação muda, as nuvens de instabilidade se juntam e trazem chuvas para todas as áreas de soja de São Paulo e boa parte de Minas Gerais. Os maiores acumulados são esperados no sul paulista. Já o nordeste mineiro segue sem chuvas.
Na quarta-feira, boa parte do Centro-Oeste segue com previsão para pancadas de chuva e trovoadas. Além disso, no norte de Mato Grosso, as instabilidades têm o reforço de uma área de baixa pressão atmosférica. Os maiores acumulados são esperados para o norte de Mato Grosso, boa parte de Goiás e Distrito Federal. Por outro lado, grande parte de Mato Grosso do Sul continua com tempo firme.
Na quinta-feira, a chuva volta a se tornar generalizada no Centro-Oeste. Há previsão de elevados acumulados de chuva entre o centro, norte e leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Volta a chover, inclusive, sobre todo o Mato Grosso do Sul, e mesmo que de maneira isolada, vem na forma de temporais.
Nesta quarta-feira, o oeste da Bahia terá chuvas, mas não intensas como estava previsto. Pelo contrário, a tendência é de chuvas manchadas. No Piauí deve chover com maior intensidade no norte do estado e de maneira manchada no sul. Já o Maranhão terá uma trégua no extremo sul do estado, que terá tempo seco, mas o restante do estado segue com previsão de chuvas.
Na quinta-feira a previsão indica chuvas mais consistentes para o oeste da Bahia, com bons acumulados. Enquanto isso o Piauí pode ter um dia difícil, com chance de temporais e grandes acumulados de chuvas em todo o estado. O Maranhão terá chuvas em todo o estado, mas os maiores volumes devem ocorrer no sul do estado.
Na quarta-feira segue o tempo instável na região Norte. A chuva é abrangente, só que as instabilidades ao longo do dia ocorrem no Acre, em parte de Rondônia e do Amazonas, no Amapá, no norte do Pará e em Roraima. Os maiores acumulados de chuva estão previstos do Acre até o norte do Pará e no leste do Amapá, passando pelo norte de Rondônia e Amazonas.
Na quinta-feira, a chuva ainda persiste sobre a região Norte e ganha força no Amazonas, Rondônia, sul do Pará e no Tocantins. A chuva é volumosa, com riscos para alagamentos, também entre Amapá e o norte do Pará. (Canal Rural)