Stefan Podsclan é Engenheiro Agrícola e consultor pela Agrifatto
Chuvas afetam maior avanço das atividades no Centro-Oeste e atrasam colheita da soja e plantio do milho 2ª safra
De acordo com o informativo semanal de progresso de safra da CONAB divulgado ontem, até o dia 19/fev, a colheita da soja atingiu 15,5% da área total, avanço 5,4 p.p. em relação à semana anterior. No mesmo período do ano passado, a colheita da oleaginosa no Brasil estava em 33,0%, o atraso da safra atual é de 14,5 p.p. sobre a safra anterior. Os estados de MT e SP estão com os trabalhos mais adiantados, com 36,4% e 20% de suas lavouras colhidas, respectivamente.
O plantio do milho 2ª safra também avança em ritmo lento, a CONAB informa que 20% da área estimada foi plantada com avanço semanal de 9,8 p.p.. No mesmo período do ano passado o plantio do cereal tinha alcançado 51,3% da área destinada para seu cultivo na safra 19/20.
A chuva persistente da última semana tem atrasado significativamente as atividades no campo especialmente em MT, com registro de mais de 130 mm acumulados na semana na região nordeste do estado.
A colheita do milho 1ª safra segue em ritmo mais acelerado do que no mesmo período do ano passado, cerca de 19,9% da área foi colhida contra 18% na safra anterior. Esse nível de colheita é reflexo da redução de área e produção em comparação à safra anterior e aos efeitos do clima que atingiram a região Sul do país no período de plantio e desenvolvimento da cultura.
Agrifatto