O plantio de soja 2020/21 no Rio Grande do Sul avançou 8 pontos percentuais na última semana, atingindo 88% da área projetada para a safra, ajudado pelo registro de chuvas no Estado, informou a Emater-RS nesta quinta-feira.
Apesar disso, a semeadura segue atrasada em relação à safra anterior, quando alcançava 92% no mesmo momento, e à média histórica para o período, de 93%.
“A sequência de dias com precipitações de volumes e intensidades variadas nas regiões do Estado tem contribuído para o avanço no plantio…, além de favorecer o desenvolvimento dos cultivos”, disse a entidade em informativo conjuntural semanal.
Segundo a Emater, nos últimos sete dias foram registradas chuvas expressivas na região Metropolitana e em pontos isolados das serras do sudeste e do nordeste gaúcho.
O órgão ligado ao governo estadual destacou a semeadura intensa na regional de Ijuí, que já atinge 97% dos cerca de 960 mil hectares projetados. Outra grande área produtora, a região de Santa Maria –que deve plantar 993.840 hectares– alcançou 95%, beneficiada pelas chuvas na primeira quinzena do mês.
Em relação ao milho, o levantamento apontou para um leve avanço de 2 pontos percentuais na semana, para 89% da área projetada.
Embora a presença de chuvas tenha favorecido a continuidade do plantio, segundo a Emater, os trabalhos no cereal também ficam abaixo da média de cinco anos para o período (96%) e da safra anterior (92%).
Maior produtor de arroz do país, o Rio Grande do Sul viu a semeadura do cereal chegar ao fim nesta semana, em ritmo superior ao das safras passadas –a média aponta para 97%, enquanto em 2019 havia 96% do plantio concluído neste momento.
“As precipitações contribuíram para a finalização dos plantios, para o desenvolvimento dos cultivos já estabelecidos e para a recomposição de boa parte dos mananciais hídricos”, disse a Emater.
Para os próximos sete dias, a entidade indicou previsão de predomínio de tempo quente e chuvoso, com precipitações mais expressivas na região norte do Estado. (Reuters)