O plantio da soja 2020/21 na Argentina alcançou 48,2% da área total prevista, de 17,2 milhões de hectares, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O número representa avanço de 8,9 pontos porcentuais em relação à semana anterior e atraso de 1 ponto porcentual ante o período correspondente do ano passado.
De acordo com relatório semanal da Bolsa, divulgado ontem (3), os maiores avanços na semana foram registrados no centro-norte de Santa Fé e no centro-leste de Entre Rios. Nos próximos dias, a previsão é de avanço significativo da semeadura no centro-norte de Córdoba e no Noroeste do país, disse a Bolsa.
Já plantio de milho na Argentina continua atrasado. Até o momento, a semeadura está em 35% da área total prevista, de 6,3 milhões de hectares. Na semana, o avanço dos trabalhos foi de 3,1 pontos porcentuais. Em relação ao ano passado, o atraso é de 13,7 pontos porcentuais. Os maiores avanços foram registrados nas províncias de Córdoba, Buenos Aires e Santa Fé. A Bolsa informou também que 34% da safra de milho apresenta condição boa ou excelente, em comparação a 36% na semana anterior.
Quanto ao trigo, a Bolsa relatou que a colheita está 39,9% concluída, avanço semanal de 9 pontos porcentuais e atraso de 6,1 pontos porcentuais na comparação anual. A projeção de colheita foi mantida em 16,8 milhões de toneladas. Segundo a Bolsa, 29% da safra de trigo tem condição boa ou excelente, ante 26% na semana anterior. Já a parcela da safra em condição ruim ou muito ruim diminuiu de 27% para 21%. (AE)