O diretor presidente global da BRF, Pedro Faria, afirmou há pouco que o terceiro trimestre de 2017 marcou a volta da companhia à rentabilidade. A BRF fechou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 137,6 milhões, alta de 666% sobre o mesmo período do ano anterior, de R$ 18 milhões. Faria afirmou que durante o período a empresa ganhou market share. “Chegamos a 54,6% do mercado”, afirmou, durante a teleconferência de resultados. O trimestre marcou o fim de todas as restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) há cinco anos. A empresa trouxe de volta as últimas categorias da Perdigão, como lasanhas, lembrou ele.
Faria ressaltou que o ano foi marcado pelo menor preço de grãos no Brasil, devido à safra recorde. “Mas para 2018, já vemos um aumento do nível de preço dos grãos”, afirmou. O clima pode comprometer a oferta de milho no próximo ano.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado ficou em R$ 1,074 bilhão, 21,3% maior que no terceiro trimestre de 2016. A margem Ebitda cresceu para 12,3%, de 10,4% antes. A receita líquida somou R$ 8,732 bilhões, 2,6% acima na mesma comparação.
O vice-presidente de negócios da companhia no Brasil, Alexandre de Almeida, destacou os resultados positivos da empresa no mercado doméstico. Ele afirmou que a BRF teve resultados positivos de crescimento de clientes, o que levou a um aumento de volumes na casa de 9%. Ele comentou ainda sobre a nova marca que a BRF deve lançar em breve, a terceira da empresa. Segundo Almeida, a novidade deve chegar ao mercado em fevereiro do próximo ano, em nove categorias. (AE)