O ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Carlos María Uriarte, negou que seu país tenha sido detectado o coronavírus em qualquer carregamento que levasse carne para a China.
Na semana passada, quando confirmou o caso do frigorífico Gorina, em La Plata, na Argentina, sobre o qual a China disse ter encontrado covid-19 na embalagem de carne de um cliente que trabalha em sua fábrica, o La Nación, com base em fontes com acesso às informações do Senasa, disse que algo semelhante havia acontecido com outros países, inclusive o Uruguai.
“Até o momento, nenhuma carne de qualquer tipo foi detectada exportada do Uruguai infestada com covid-19”, disse Uriarte em sua conta no Twitter, após negar a versão.
Após a reação do governante uruguaio, o La Nación voltou a consultar o Senasa, onde preferiu baixar o tom do assunto e evitou dar mais detalhes.
Neste ano, o Uruguai já vendeu carne bovina ao mundo por US $ 1.255.303.496. Desse valor, para a China foram produtos cárneos por US $ 549.133.978. (El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint)