A ampla distribuição de vacinas para combater a pandemia do coronavírus e a flexibilização monetária em andamento podem fazer com que o dólar recue até 20% no próximo ano, disse o Citibank nesta segunda-feira.
“Quando as vacinas viáveis e amplamente distribuídas chegarem ao mercado, acreditamos que isso catalisará a próxima etapa de queda na tendência de baixa estrutural do dólar que esperamos”, disse o banco norte-americano em nota de pesquisa.
“Dada essa situação, há potencial para que as perdas do dólar sejam antecipadas, com o dólar potencialmente caindo em até 20% em 2021.”
A farmacêutica Moderna informou nesta segunda-feira que sua vacina experimental foi 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19 com base em dados provisórios de um teste clínico em estágio final, tornando-se a segunda empresa dos Estados Unidos em uma semana a relatar resultados que excederam as expectativas.
A visão baixista para o dólar do Citi também se baseia em apostas de que o Federal Reserve continuará a manter as configurações de política monetária flexíveis, mesmo se as expectativas de inflação aumentarem com uma recuperação da economia, permitindo assim que a curva de juros dos EUA se incline. (Reuters)