Yago Travagini é economista e consultor pela Agrifatto
Com o fim das negociações do BGIV20, os contratos de boi gordo em aberto na B3 despencaram. O número de opções reduziu 38%, atingindo o menor volume desde o dia 02/07/2020, com pouco mais de 49,73 mil contratos de opções em aberto. Os contratos futuros em aberto também sofreram com uma forte redução, saindo de 23,65 mil na semana passada para 18,18 mil nesta semana, uma queda de 23% no volume total.
Fonte: B3/Agrifatto.
A preocupação que vem sendo suscitada pelo mercado é quanto ao posicionamento dos players, principalmente a alta proporção de Pessoas Físicas compradas, fato que por si só é visto como uma fragilidade do mercado, pois a capacidade financeira de tais players é menor. No entanto, relembramos que tal posicionamento (PFs comprados) é visto desde o início de junho/20, e, como o contrato corrente do boi gordo desde então já subiu mais de R$ 85,00/@, nota-se que a menor capacidade financeira pode ter sido coberta com os ganhos dos últimos meses.
Diante disso, é difícil cravar qual será o teto para o preço do boi gordo na B3, mas o posicionamento comprado das PFs não nos parece tão preocupante, principalmente após os sucessivos testes que foram feitos nos últimos meses.