O primeiro embarque de carne bovina do Reino Unido para os Estados Unidos está sendo comemorado em um lançamento virtual da AHDB.
Um grupo de chefs, açougueiros e membros da imprensa será o alvo da primeira vitrine em 13 de outubro, com um número seleto recebendo um corte sirloin cannon e topside mini beef joints.
No dia seguinte, importadores, distribuidores e atacadistas provarão os cortes, em uma tentativa de destacar o sabor e qualidade excepcionais da carne bovina do Reino Unido.
Esta primeira remessa para os EUA ocorre após o acesso ao mercado para a carne bovina do Reino Unido ter sido concedido em março deste ano, após extensos esforços do governo e da indústria para demonstrar controles de segurança alimentar durante a produção.
A carne bovina foi transportada para os EUA na semana passada de uma planta de processamento na Irlanda do Norte, marcando um momento histórico para as exportações de carne bovina do Reino Unido em um negócio estimado em £ 66 milhões nos próximos cinco anos.
O lançamento da AHDB “British Roast Beef”, que visa Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, tem como objetivo apresentar aos consumidores americanos a carne bovina do Reino Unido pela primeira vez em mais de 20 anos.
Susana Morris, gerente sênior de exportação da AHDB, disse: “Este é um momento histórico para o setor de carne bovina do Reino Unido e esperamos colocar esses dois cortes principais no radar de cerca de 30 influenciadores e compradores em três importantes estados dos EUA.
“Devido às restrições de viagens como resultado do COVID-19, mudamos nossos planos para um evento de lançamento virtual, garantindo que continuaremos nosso importante papel de promover nossa carne vermelha nos principais mercados-alvo e ajudando a impulsionar as exportações nos próximos meses e anos.”
O evento de lançamento contará com uma apresentação de Susana, que discutirá o alto bem-estar, sustentabilidade e padrões alimentares líderes mundiais em operação no Reino Unido. Haverá também uma apresentação de açougue por Martin Eccles da AHDB, antes de uma revisão das receitas para os dois cortes de carne bovina pela Gerente de Comunicações Alimentares da AHDB, Denise Spencer-Walker.
Haverá também uma oportunidade para importadores e compradores falarem diretamente com os três processadores de carne bovina do Reino Unido, que receberam autorização para exportar no mês passado.
Susana acrescentou: “Esta é uma fase muito emocionante em nossas ambições de começar a exportar carne bovina para os Estados Unidos. Este novo acesso ao mercado é o resultado de anos de trabalho colaborativo com o Reino Unido e governos descentralizados, bem como órgãos da indústria para fazer com que esse negócio seja feito.
“Este evento AHDB será uma plataforma de lançamento para nossas exportações de carne bovina e esperamos ver mais remessas indo para os EUA em um futuro próximo”. (The Cattle Site, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint)