O Paraná deu início ao plantio da primeira safra de milho 2020/21, atingindo até segunda-feira a marca de 1% da área projetada, informou o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral) nesta terça-feira.
Segundo o órgão do governo paranaense, até o momento a semeadura é incipiente e está concentrada na região de Ponta Grossa, mas deve ganhar força a partir da semana que vem, dependendo das condições climáticas.
“A gente teve bastante chuva no Estado nos últimos dias, e deu uma segurada no plantio. Mas eu acredito que na primeira quinzena de setembro a gente tenha uma evolução mais significativa em termos de plantio”, disse à Reuters o analista Edmar Gervásio, do Deral.
“Mas neste momento, as condições —de certa forma— são ótimas. Apesar do frio intenso, a umidade no solo está muito boa”, acrescentou Gervásio.
Em igual período de 2019, o plantio de milho da primeira safra do Paraná também atingia 1% da área projetada.
O Deral, que indicou que 100% das lavouras iniciais possuem condições boas, divulgará na quinta-feira sua primeira estimativa para a safra de verão 2020/21 de milho.
TRIGO
Em relação ao trigo 2019/20, o informativo do Deral indicou um novo rebaixamento nas condições das lavouras paranaenses —agora, 73% delas figuram em nível bom, ante 83% na semana anterior. A condição média passou de 15% para 20%, enquanto a ruim saiu de 2% para 7%.
No final de semana, geadas atingiram áreas de trigo do Paraná em floração ou enchendo grãos, fases em que a cultura é suscetível a perdas.
De acordo com o Deral, 21% da safra está em maturação, 41% em frutificação, 18% em floração e 20% em desenvolvimento vegetativo. (Reuters)