A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 284 novos surtos de peste suína africana foram notificados no mundo entre os dias 7 e 20 de agosto, ante 210 novos casos verificados no levantamento anterior. Já o número total de surtos em andamento caiu de 7.176 para 7.130, sendo 3.674 somente na Romênia e outros 1.472 no Vietnã. Dos novos surtos, 245 foram notificados pela Europa, outros 36 na Ásia e na África os números de novos casos não foram informados em virtude de uma mudança na forma de divulgação dos dados na Nigéria. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal divulgado na última sexta-feira (21).
De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 25 países. Na Europa, Bulgária, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença. Na Ásia, China, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã têm casos em andamento. Já na África, Namíbia, Nigéria e África do Sul e Zâmbia reportam a presença do vírus.
No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 1.132 animais, número inferior ao reportado no boletim anterior, de 2.728 animais eliminados. A maior parte desse número foi observada na Europa, sobretudo na Romênia, onde 1.027 animais foram perdidos. Ainda na Europa, a Rússia descartou 90 animais e a Ucrânia, 9. Na Ásia, foi reportado um abate sanitário em 11 suínos na Rússia. Já na África, não foram informadas perdas de animais. Segundo a OIE, a mudança na forma de divulgação dos dados da Nigéria impediu a contabilização das perdas de suínos no país. (AE)