O CME Group, que controla a Bolsa de Chicago (CBOT), vai lançar em 21 de setembro deste ano o contrato futuro de soja com referência no Brasil, anunciou a operadora de Bolsas nesta quinta-feira. Essa data ainda depende de avaliação regulatória relevante. Segundo o CME, o contrato, desenvolvido em conjunto com a B3, vai oferecer aos participantes uma nova ferramenta para administrar diretamente sua exposição ao mercado brasileiro de soja.

“Como o Brasil se tornou um dos maiores produtores e exportadores de soja, alternativas regionais de precificação se tornaram cada vez mais importantes para gestão de risco”, disse o diretor de produtos agrícolas do CME Group, Tim Andriesen.

A liquidação financeira será baseada nas avaliações de preço Soybex, publicadas diariamente desde 2018 pela S&P Global Platts, refletindo o valor FOB da soja no Porto de Santos.

“Para a B3, o lançamento desse contrato é um sucesso coletivo e outro grande passo na nossa relação estratégica com o CME Group”, disse o chefe de commodities na B3, Louis Gourbin. “Estamos trabalhando para tornar o contrato da B3 disponível para o mercado o mais rápido possível.” (AE)