Mato Grosso do Sul colheu 20,5% da área plantada com milho safrinha, de 1,895 milhão de hectares, informou na terça-feira a Secretaria de Agricultura do Estado (Semagro).
Segundo dados do boletim técnico do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga/MS), os trabalhos estão mais adiantados no norte do Estado, com 40% dos trabalhos de campo já concluídos. A previsão é de colheita de 8,195 milhões de toneladas, à produtividade média de 72 sacas por hectare.
Segundo o presidente da Aprosoja-MS, André Dobashi, a temperatura baixa mantém a umidade do grão, atrasando a colheita principalmente no sul do Estado. “Nas regiões norte e nordeste os trabalhos estão mais adiantados, as temperaturas são mais altas e a expectativa de produtividade é maior, as vezes até superior à da safra passada”, diz Dobashi. “No sul, sudeste e centro, a produtividade se mantém na média, às vezes até menor. São regiões onde a seca prejudicou mais os produtores.”
Ainda conforme a secretaria, Mato Grosso do Sul já comercializou 53,25% do milho safrinha 2019/20, ao preço médio de R$ 41,56. (AE)