O Ministério da Energia da Rússia disse neste domingo que a produção de petróleo do país permaneceu inalterada em julho, em relação aos níveis observados em junho, em cumprimento ao acordo da Opep+.
Segundo dados da pasta publicados pela agência de notícias Interfax, a produção de óleo e gás condensado da Rússia subiu para 9,37 milhões de barris por dia (bpd) em julho, de 9,32 milhões em junho.
O ministério acrescentou que o nível de cumprimento do acordo em julho foi próximo ao registrado em junho, quando ficou em 99%.
Os cortes na produção de petróleo, acordados entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros grandes produtores, incluindo a Rússia, um grupo conhecido como Opep+, deverão ser aliviados em agosto.
Dentro do acordo da Opep+, Moscou prometeu reduzir sua produção para aproximadamente 8,5 bilhões de barris entre maio e julho para manter o preço do petróleo.
O acordo não inclui a produção de gás condensado, um óleo mais leve.
Os cortes do acordo global devem ser aliviados a partir de agosto por causa de uma recuperação nos preços do produto. A Rússia afirmou que aumentaria sua produção de óleo em 400.000 barris por dia.
Os dados do ministério mostraram que a produção de óleo e gás condensado da Rússia cresceu para 39,63 milhões de toneladas em julho, de 38,16 milhões de toneladas em junho, segundo a agência de notícias Interfax.
A Rússia geralmente produz entre 700.000 e 800.000 barris por dia de gás condensado. Isso significa que, excluindo o gás condensado, a Rússia pode ter produzido entre 8,57 milhões e 8,67 milhões de barris por dia de petróleo em julho. (Reuters)