O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), anunciou nesta terça-feira que as empresas Rumo e Caramuru Alimentos firmaram parceria para investir R$ 80 milhões na construção de um terminal de transbordo rodoferroviário para transporte multimodal de cargas, interligado à Ferrovia Norte-Sul. Instalado no município de São Simão, no sudoeste goiano, o terminal poderá movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas por ano de soja, milho e farelo de soja, disse o governo do Estado em nota. “Nós teremos a capacidade, junto com o transporte rodoviário, de fazer com que grãos e produtos industrializados possam chegar ao Porto de Santos com preço competitivo para o setor produtivo do Estado de Goiás”, disse Caiado durante reunião de apresentação do projeto.
A Rumo e a Caramuru Alimentos já têm parceria no Terminal XXXIX no Porto de Santos (SP). Ainda conforme a nota, o novo terminal receberá cargas de Goiás, Mato Grosso e Triângulo Mineiro. O empreendimento deve gerar 290 empregos diretos e mais de mil indiretos no período de obras e outros 90 empregos diretos quando o terminal estiver em operação. “Será um terminal de alta capacidade e está entre os três maiores terminais do interior do Brasil que vai ligar rodovias à ferrovia e ao Porto de Santos. Essa operação é altamente competitiva, uma vez que em São Simão já existe ferrovia operando e os dois sistemas de transportes mais competitivos, mais baratos, são a hidrovia e a ferrovia”, disse o presidente do Conselho de Administração da Caramuru Alimentos, Alberto Borges de Souza, na mesma nota. Segundo ele, o terminal foi posicionado nas proximidades de uma fábrica da Caramuru que atualmente opera com hidrovia e passará a usar também ferrovia.
Para o diretor-comercial da Rumo Logística, Pedro Palma, o novo terminal aumenta a competitividade do agronegócio local. O terminal de São Simão deve começar a operar no primeiro semestre de 2021, com capacidade estática de 42 mil toneladas, dividida em seis silos, descarga rodoviária de 850 toneladas/hora e carregamento ferroviário de 3 mil toneladas/hora. (AE)