Os produtores rurais do Tocantins que vacinaram o rebanho contra febre aftosa deve obrigatoriamente fazer a declaração da vacinação junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) até o dia 31 de agosto. O prazo continua aberto e a Agência orienta os pecuaristas a fazerem o agendamento nas unidades locais para evitar aglomerações.
“Alertamos o produtor rural para que o quanto antes faça o agendamento nas unidades locais da Adapec para o atendimento. É necessário levar a nota fiscal da compra da vacina e a carta-aviso preenchida” disse João Eduardo Pires, responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa. Os contatos dos escritórios da Agência estão no site adapec.to.gov.br ou anexado nos prédios.
Continue a leitura após o anúncio
O pecuarista, Juscelino Lopes dos Santos, proprietário da chácara olho d’água, localizada no município de Lagoa do Tocantins, já cumpriu o seu papel. “A vacinação contra a febre aftosa é coisa séria e tem que avisar na Adapec que vacinou, faço isso duas vezes para evitar qualquer transtorno”, afirma.
Nesta etapa, a expectativa é de que tenham sido vacinados cerca de 8,5 milhões de animais de todas as faixas etárias. O Estado conta com mais de 56,4 mil pecuaristas vinculados à exploração pecuária.
Multas
A multa para o produtor rural que deixar de vacinar a multa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.
(Secom/reportado pela DBO)