Gustavo Rezende Machado é trainee pela Agrifatto

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou ontem o novo boletim semanal de acompanhamento de safras, que veio de acordo com o esperado pelo mercado e não causou fortes impactos nos preços internacionais.

Para a soja, o porcentual de lavouras em excelentes condições aumentou em 1 ponto, elevando a soma para 61% de áreas entre boas e excelentes. No mesmo período no ano passado, a proporção era de 73%, já que foi uma safra de condições próximas ao ideal, o que pode ser compensado nesta nova safra pelo aumento de quase 6% da área semeada.

As avaliações para as lavouras do milho foram alteradas, mantendo-se a proporção de 62% em condições entre boas e excelentes. Na safra passada, as lavouras nesse período do ano somavam 75% em boas e excelentes condições.

Acompanhando os boletins semanais do USDA, observa-se que de forma geral as culturas têm apresentado melhora a cada nova semana e se recuperam assim das condições climáticas adversas ocorridas durante essa safra norte-americana, indicando que sem um novo evento até a colheita, a produtividade pode se confirmar próxima as previsões.