Gustavo Rezende Machado é trainee pela Agrifatto

As figuras 1 e 2 ilustram as previsões climáticas para os próximos 9 dias. Elaboradas pelo NOAA (serviço de previsão climática norte-americano), permitem observar temperaturas normais ou acima do normal (lado esquerdo) para a região de produção agrícola norte-americano, além de chuvas também acima da média na maior parte da área produtiva (lado direito).

Já a partir de 23 de agosto, a previsão indica temperaturas mais baixas, identificadas inicialmente por meio de um bolsão de massa fria na região leste do país, em direção ao oeste, com redução também da previsão de chuvas que ficam em sua maioria dentro do normal esperado para o período (Figura 2).

Portanto, as condições climáticas previstas contam inicialmente com temperaturas altas e chuvas suficientes para oferecer umidade ao solo, com leve queda nos dias que seguem. Essa condição, além de garantir umidade ao solo por mais tempo, pode também permitir o desenvolvimento da cultura em situação de menor estresse.

Ou seja, são condições que favorecem o enchimento das vagens, concretizando os níveis de produção esperados pelo USDA e que podem pressionar negativamente as cotações durante a próxima semana.