O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul entrou com um pedido de liminar na Justiça pedindo o afastamento de funcionários da unidade da JBS Aves em Caxias do Sul por, no mínimo, 14 dias e aplicação de testes de covid-19 em todos os trabalhadores, informou em comunicado na quarta-feira (03).
Procuradores afirmam que os casos de covid-19 e síndrome gripal na planta intensificaram-se nos últimos 15 dias, sendo que 21 casos do novo coronavírus tinham sido confirmados entre os 1.700 trabalhadores da planta até a sexta-feira (29).
Segundo o MPT, a JBS disse que não tinha interesse em assinar termo de ajuste de conduta (TAC) com os procuradores para adequar a unidade às medidas de prevenção que os procuradores consideram necessárias para combate ao contágio do vírus nos frigoríficos. 
Entre as medidas exigidas pelo MPT estão o distanciamento mínimo de 1,8 metro entre trabalhadores, instalação de anteparos entre os postos de trabalho, fornecimento de máscaras faciais que sigam padrões fixados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outras.
A JBS disse em nota que não comenta processos judiciais em andamento. A empresa disse que tem como objetivo prioritário a saúde dos colaboradores e que já adota “rígido protocolo de prevenção contra a covid-19”. (CarneTec)