A Minerva Foods afastou 55 funcionários com casos assintomáticos de covid-19 identificados por testes rápidos na planta de abates em Araguaína, o município do Tocantins com o maior número de infectados pela doença, informou a empresa na quinta-feira (21).
A companhia testou proativamente todos os 730 empregados da unidade com testes rápidos entre os dias 16 e 19 de maio. Os funcionários com resultado positivo para a doença no teste rápido foram afastados, tratados como casos suspeitos, e novos testes do tipo PCR foram solicitados para comprovação final.
“Uma vez que os profissionais não apresentavam sintomas, consideramos que a testagem rápida é o melhor método para preservar a saúde dos nossos funcionários, bem como garantir a segurança da operação na planta, seguindo as normas estabelecidas pelo governo local”, disse a Minerva Foods em comunicado.
A processadora de carne bovina já havia informado que iria testar todos os seus funcionários no país para o novo coronavírus como parte das medidas do plano de contingência para evitar o contágio e manter a produção.
O plano de contingência inclui, além da testagem, medidas de monitoramento de temperatura de funcionários, instalação de barreiras de proteção, distanciamento social, redução do número de trabalhadores em veículos de transporte, entre outras.
A planta da empresa em Araguaína está operando com capacidade de abates reduzida, informou a empresa à CarneTec. A diminuição ocorreu de forma gradativa, passando de 750 cabeças por dia, há cerca de um mês, para 500 cabeças/dia nas últimas duas semanas.
O município de Araguaína tinha 700 casos da covid-19 confirmados e oito óbitos pela doença até o dia 19 de maio, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Tocantins.
A Minerva disse que doará 300 testes rápidos para a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína. (CarneTec)