A Aurora Alimentos assinou um termo de compromisso (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) na quinta-feira (30) se comprometendo a implantar medidas de prevenção ao coronavírus nas unidades gaúchas em Erechim e Sarandi, informou o MPT no Rio Grande do Sul.
As medidas visam diminuir a exposição indevida dos trabalhadores ao risco de contágio da doença, disse o MPT em nota na sexta-feira (01).
A empresa se compromete a implementar rodízios, distanciamento social, escalas de trabalho e outras medidas que eliminem aglomerações nas unidades.
A Aurora deverá também implantar anteparos físicos entre os postos de trabalho ou fornecer protetores faciais de acetato, além de máscaras de proteção para troca periódica.
Os veículos fretados pela empresa para transporte de trabalhadores deverão operar com no máximo 50% da capacidade. Em localidades onde testes da covid-19 não estão sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a companhia deverá disponibilizá-los.
A vacinação gratuita para proteção dos trabalhadores contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e B também deve ser garantida, visando facilitar a identificação de casos sintomáticos da covid-19, disse o MPT.
Além da Aurora, a BRF e a Minuano Alimentos já assinaram o TAC com o MPT-RS no mês passado visando proteger os trabalhadores do contágio do coronavírus. A BRF se comprometeu a adotar as medidas do TAC em todas as suas unidades do país. (CarneTec)