A unidade da BRF em Marau (RS) afastou funcionários e reduziu abates diários de aves após a identificação de casos de coronavírus entre funcionários, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marau (Stia), Alcemir Pradegan, à CarneTec na terça-feira (28).
Pradegan disse que a BRF reduziu os abates diários para 170 mil aves por dia, ante 215 mil anteriormente, a partir desta semana, e já afastou cerca de 350 funcionários na unidade processadora de aves entre pessoas acima de 60 anos, do grupo de risco ou que tenham apresentado sintomas de gripe.
“Essa redução nos abates dá a possibilidade de que os trabalhadores trabalhem mais afastados”, disse Pradegan à CarneTec, ao concordar com a medida.
Na segunda-feira, o dirigente disse à agência Reuters que 18 funcionários da unidade já tinham sido contaminados pela covid-19.
Questionado sobre esse número, o representante dos trabalhadores disse à CarneTec que não poderia afirmar com certeza o número de casos de coronavírus já registrado entre os funcionários da unidade. Segundo ele, o sindicato registrou o retorno de quatro funcionários ao trabalho após se recuperarem da doença.
A BRF disse por meio de nota que não divulgaria os casos de funcionários infectados “em respeito à privacidade de seus colaboradores e familiares” e que a operação da companhia não foi impactada.
“A BRF continua imprimindo o ritmo normal em sua produção, assegurando a qualidade de seus produtos, não havendo no momento risco de desabastecimento do mercado brasileiro e internacional”, disse a empresa.
A companhia disse que tem adotado medidas para proteger funcionários desde o início da pandemia, incluindo a medição de temperatura nas entradas das unidades, afastamento de trabalhadores, uso de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), reforço de higienização, entre outras.
Na quinta-feira (23), a BRF assinou um termo de compromisso com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em âmbito nacional para assegurar medidas de proteção dos funcionários no atual cenário de pandemia, segundo informou o MPT em comunicado.
As medidas acordadas incluem obrigatoriedade de distanciamento mínimo entre empregados nas entradas e saídas das unidades, postos de trabalho, refeitórios, espaços reservados às pausas e vestiários, além de distribuição de máscaras de proteção com troca periódica.
Outras medidas às quais a BRF se comprometeu a adotar ou reforçar incluem manutenção de um limite de 50% do uso da capacidade de veículos de transporte de trabalhadores fretados pela empresa e disponibilização de testes para diagnósticos do coronavírus nas unidades localizadas em municípios onde exames não estão sendo feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (CarneTec)