O governo Donald Trump planeja comprar carne e leite de produtores norte-americanos como parte de um esforço inicial de US$ 15,5 bilhões para ajudá-los a enfrentar o impacto do surto de coronavírus, disse na quarta-feira, 15 de abril, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, segundo reportagem da agência Reuters.
A decisão ocorre em meio à crescente pressão do lobby agrícola dos EUA por compras do governo, à medida que produtores e fazendeiros lutam para colocar seus produtos no mercado por causa de interrupções causadas pela pandemia, forçando alguns deles a jogar fora os seus suprimentos.
“Queremos comprar o máximo desse leite, ou outros produtos proteicos, presuntos e suínos, e movê-los para onde possam ser utilizados em nossos bancos de alimentos ou possivelmente até para ajuda humanitária internacional”, disse Perdue. As compras do governo será o primeiro grande impulso para garantir que a pandemia não provoque a escassez de alimentos aos consumidores.
Nos Estados Unidos, várias fábricas de carne bovina e suína foram fechadas depois os trabalhadores adoeceram ou morrem devido à contaminação pelo vírus.
Alguns produtores de leite também estão despejando o produto por causa da perda de seus compradores regulares, e trabalhadores e caminhoneiros estão em falta para trabalhar nas fazendas e entregar produtos, de acordo com a Reuters. (DBO)