A demanda por cortes de carnes bovinas menos nobres e carne de frango congelada em São Paulo aumentou com o surto de coronavírus e as medidas de isolamento social implementadas no estado, segundo dados do primeiro relatório dos impactos da covid-19 na produção agropecuária divulgado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na terça-feira (07).
A indústria de carne bovina em São Paulo enfrenta uma redução na demanda por carnes mais nobres devido à redução de cerca de 75% no movimento do setor de food service, mas tem vendido cortes menos nobres nos supermercados, informou o governo estadual em nota.
Já o consumo de carne de frango congelada aumentou, influenciando preços.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já havia informado no sábado que também verificou aumento na procura por carnes congeladas de frango e suína em seu levantamento semanal sobre o impacto do coronavírus no setor agropecuário brasileiro.
O levantamento realizado pelo governo estadual de São Paulo irá balizar as próximas decisões estratégicas da secretaria da agricultura do estado. “A secretaria tem estudado medidas para atender e apoiar o setor e analisado linhas de crédito emergenciais para as cadeias mais afetadas”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, em nota. (CarneTec)