Empresas autônomas e transportadoras estão diminuindo a oferta de transportes de carga nesse período de crise do coronavírus. É o que constatou a FreteBras, plataforma online que agrega 390 mil caminhoneiros e mais de 400 mil fretes publicados mensalmente.

No levantamento, que contempla a primeira semana de março e a de abril, foi constatada redução de 25% na oferta de cargas que precisam ser transportadas. De acordo com Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras, isso é reflexo da cadeia de suprimentos.

Ao analisar os setores que mais diminuíram a oferta, em primeiro lugar estão os industrializados, com queda de quase 38%, seguido do de construção com 34%. O agronegócio foi o setor que menos sentiu impacto, com redução de 1,4%. 

Mas Hacad explica que, por agronegócio, entende-se apenas as cargas de commodities. Os alimentos que passaram por processo de industrialização, portanto, entram nos 38% dos industrializados.Sem estrutura nas estradas

A FreteBras é a uma plataforma online de frete de cargas em que uma transportadora paga mensalidade e publica os fretes conforme o modelo do caminhão, destino, tipo de carga e prazo para a entrega. O caminhoneiro que se interessar combina direto com a contratante.

Essa interação também fez a FreteBras perceber que, em março, a procura por serviço por parte dos caminhoneiros diminuiu. “Com certeza, por falta de infraestrutura nas estradas. Mas em abril já estamos vendo uma recuperação”, conta Hacad.

Ajuda da tecnologia

Com a queda da adesão dos caminhoneiros no mês passado, a empresa se mobilizou e criou uma ferramenta para que os profissionais possam consultar quais postos pelo Brasil estão funcionando e em quais condições.

“Eles também podem consultar status e indicar novos postos abertos, informando o preço do diesel, situação das duchas, além da alimentação”, explica o diretor da FreteBras. Até o momento, já são 500 postos mapeados em 24 Estados. (Globo Rural)