O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) registrou em agosto um recorde na movimentação mensal de carnes e congelados, impulsionado pelos embarques de carne de frango, a principal commodity enviada ao exterior pelo terminal. Em nota antecipada ao Broadcast Agro, a empresa informou que movimentou 20.709 unidades de contêiner de 20 pés (TEUs) desses produtos, de um total também recorde de 104.541 TEUs movimentados. De janeiro a agosto, foram 740.186 TEUs ao todo, crescimento de 14% em relação a igual período do ano anterior.
“A quantidade de alimento exportada em agosto pelo terminal seria suficiente para suprir o consumo diário de carne da cidade de São Paulo por quase três meses, considerando a média nacional”, comenta o diretor comercial e institucional da empresa, Thomas Lima.
A empresa atende cerca de 160 frigoríficos de vários Estados. O protagonismo é do Paraná, que origina 78% das exportações de congelados que passam pelo TCP. Em seguida estão Mato Grosso do Sul, com 7%; Santa Catarina, com 6%, e São Paulo, com 5%. Os outros 4% vêm de outras regiões.
O principal destino das cargas de alimentos foi a China, responsável por 24% dos volumes embarcados. Na sequência estão Japão (7%), África do Sul (7%), Emirados Árabes Unidos (5%), Hong Kong (5%), Filipinas (5%) e Arábia Saudita (5%), informou a companhia.
Parte desse desempenho, comenta a empresa, vem das exportações da Seara Alimentos, marca da JBS, que tem um plano de investimentos de R$ 8 bilhões nas operações brasileiras. E isso se reflete no aumento das exportações de aves e suínos, operadas pela TCP.
(AE)